Rodovias Nacionais
Principais
Rodovias Nacionais
· BR-116/RJ/SP
Rio de Janeiro - São Paulo;
· BR-101/RJ
Ponte Rio / Niterói;
· BR-040/MG/RJ
Rio de Janeiro - Juiz de Fora;
· BR-116/RJ
Rio de Janeiro – Teresópolis – Além Paraíba;
· BR-290/RS
Osório - Porto Alegre;
·
BR-116/293/392/RS Pólo de Pelotas;
· BR-116/PR/SC
Curitiba – Div. SC/RS;
· BR-376/PR -
BR-101/SC Curitiba – Florianópolis;
· BR-116/SP/PR
São Paulo – Curitiba (Régis Bitencourt);
· BR-381/MG/SP
Belo Horizonte – São Paulo (Fernão Dias);
· BR-101/RJ
Ponte Rio-Niterói Div.RJ/ES;
· BR-153/SP
Div.MG/SP – Div. SP/PR;
· BR-393/RJ
Div. MG/RJ - Entr.BR-116 (Dutra);
· BR – 116/324
BA BR - 116 – Feira de Santana;
· BR – 324 –
Salvador Feira BR – 526 / BR – 324 / BA – 528 BA – 528 / BA 526 / Aratu.
A BR-116 é a principal rodovia brasileira, sendo também a
maior rodovia totalmente pavimentada do país. É uma rodovia longitudinal que
tem início na cidade de Fortaleza, no estado do Ceará e término na cidade de
Jaguarão, no estado do Rio Grande do Sul, na fronteira com o Uruguai.
A extensão total da rodovia é de aproximadamente 4.380
quilômetros, passando por dez estados, ligando cidades importantes como
Carangola, Caratinga, Pelotas, Porto Alegre, Canoas, Cachoeira Paulista, Caxias
do Sul, Lages, Curitiba, São Paulo, Guarulhos, São José dos Campos,Jacareí,
Barra Mansa, Resende, Volta Redonda, Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Magé,
Teresópolis, Além Paraíba, Muriaé, Leopoldina, Governador Valadares, Teófilo
Otoni, Vitória da Conquista , Feira de Santana, Tucano, Euclides da Cunha e
Fortaleza.
Privatizações
Em 1° de março de 1996, o trecho entre as cidades de São
Paulo e Rio de Janeiro foi concedido para a iniciativa privada. Atualmente, a
concessionária CCR Nova Dutra administra este trecho, o mais movimentado do
país, chamado de Rodovia Presidente Dutra. No mesmo dia, um trecho de 144
quilômetros, entre os municípios de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, e
Sapucaia, no Rio de Janeiro, foi concedido a CRT. O trecho entre Duque de
Caxias e Guapimirim é duplicado.
No dia 9 de outubro de 2007, o trecho de São Paulo para
Curitiba (Rodovia Régis Bittencourt) foi leiloado pelo governo federal junto
com outros trechos de rodovias federais pelo país. O leilão colocou à venda
concessões de 25 anos para a exploração de sete trechos de rodovias federais,
cerca de 2.600 Km. O grupo espanhol OHL arrematou a maior parte das concessões,
5 dos 7 trechos. (Os outros 2 trechos foram adquiridos pelas empresas BR Vias
(BR-153) e Aciona (BR-393)).
O trecho entre Feira de Santana e a divisa com Minas Gerais
é administrado pela Via Bahia. A concessionária começou a operar em outubro de
2009 cobrindo 26 municípios baianos, a cobrança de pedagio foi iniciada no dia
07 de Dezembro de 2010.
Trechos duplicados
A rodovia é duplicada nas áreas metropolitanas, além de ter
sido totalmente duplicada em 1967 no trecho entre Rio de Janeiro e São Paulo
(Rodovia Presidente Dutra), e duplicada em quase toda sua extensão no trecho
entre São Paulo e Curitiba (Régis Bittencourt) no Governo FHC.
O trecho que passa em Curitiba sofreu algumas alterações em
decorrência da criação do Eixo Rodoviário da Capital, o que ocasionou com que a
área urbana passasse a se chamar BR-476, enquanto o nome BR-116 foi dado ao
Contorno Leste de Curitiba, também duplicado.
Foi recentemente concluído o projeto de duplicação do trecho
entre Fortaleza e a cidade de Pacajus.
O Trecho de 509 Km entre Divisa Alegre em Minas Gerais e
Feira de Santana na Bahia está sendo duplicado pela concessionária Via Bahia. O
governo anunciou em 2014 a duplicação de cerca de 93,5 km entre Feira de
Santana e Teofilândia na região do Nordeste Baiano. Serão ao todo 602,5 Km
duplicados num total de 974,6 Km da br-116 na Bahia.
A duplicação da Br-116 no Paraná no trecho de 25 Km entre
Curitiba e Madirituba está quase concluído.
Em 2013 começam as obras de duplicação do trecho entre
Guaíba e Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul. Neste estado, já é duplicado o
trecho entre Porto Alegre e Novo Hamburgo.
Detalhamento dos trechos
Ceará
Começando em Fortaleza, a BR-116 é a principal rodovia
ligando o Nordeste ao Sul do país, no estado do Ceará saindo de Fortaleza a
BR-116 passa pelos municípios de Eusébio, Aquiraz, Itaitinga, Horizonte,
Pacajus, Chorozinho, Morada Nova, Russas, Limoeiro do Norte, Tabuleiro do
Norte, São João do Jaguaribe, Alto Santo, Iracema, Jaguaribara, Jaguaribe, Icó,
Baixio, Lavras da Mangabeira e Ipaumirim. Depois, a rodovia entra na Paraíba e
retorna ao Ceará, passando pelos municípios de Barro, Milagres, Abaiara, Brejo
Santo, Porteiras, Jati e sai de território cearense pelo município de
Penaforte. O percurso no Ceará tem 544,5 quilômetros sendo a saída de Fortaleza
duplicada até o km 50 no município de Pacajus e restante do trecho até o km
544,5 rodovia com duas vias em sentido duplo e acostamento em ambos os lados
até a divisa do estado do Ceará com o estado de Pernambuco.
Paraíba
Um pequeno trecho, com treze quilômetros de extensão, passa
por dentro da Paraíba, zona rural do município de Cachoeira dos Índios, extremo
oeste do estado, devido à topografia do local. Há a entrada da PB-417 que leva
a zona urbana do município, além da BR-230, que intersecta a BR-116 em
Ipaumirim (CE) e liga a rodovia federal ao município de Bom Jesus (PB).
Pernambuco
No estado de Pernambuco, a BR-116 passa pelos municípios de
Salgueiro e Cabrobó. A estrada está em boas condições, porém o risco de ser
assaltado em alguns trechos (em especial os trechos entre Cabrobó e Salgueiro)
permanece, em especial a noite. As proximidades da ponte sobre o Rio São
Francisco também inspiram muitos cuidados. É recomendável ao condutor muita
atenção e evitar circular sozinho, optando sempre que possível em comboio de 2
ou mais veículos. A pista passa por trechos com canteiros de obras(Transnordestina=saída
de veículos pesados). As condições estão de boa a regular(set/2011) e a atenção
do condutor deve ser redobrada em uma serra próxima à Salgueiro para quem vem
do Sul. Em caso de dúvidas consulte o posto da PRF antes de seguir a viagem para
receber orientações sobre procedimentos para reduzir seus riscos.
Bahia
No estado da Bahia a BR-116 passa pelos municípios de Abaré,
Chorrochó, Macururé, Canudos, Euclides da Cunha, Tucano, Araci, Teofilândia,
Serrinha, Lamarão, Santa Bárbara, Feira de Santana, Santo Estêvão, Rafael
Jambeiro, Itatim, Milagres, Brejões, Nova Itarana, Santa Inês, Irajuba,
Jaguaquara, Jequié, Manoel Vitorino, Boa Nova, Poções, Planalto, Vitória da
Conquista e sai do estado pelo município de Cândido Sales. No geral a pista
encontra-se em boas condições e bem sinalizada, exigindo atenção ao motorista
em relação ao desnível de acostamento e cuidados com fiscalização ao longo da
rodovia. Grande perigo de assalto "no km 40", no trevo de saída para
Chorrochó. Recomenda-se não parar para nada. O local fica a 40 km da divisa com
Pernambuco. Redobre a atenção entre a Divisa de Minas e Vitória da Conquista. O
trecho oferece risco para caminhoneiros próximo à Vitória da Conquista. As
ultrapassagens também são difíceis.
No município de Jaguaquara encontra-se a Serra do Mutum,
ladeira bastante perigosa onde ocorrem muitos acidentes. Os principais radares
estão sendo reativados, cautela. A concessionária que administra o trecho entre
Feira de Santana e a Divisa com Minas Gerais é a Via Bahia. Deformidades podem
ser encontradas nos arredores de Feira de Santana, o qual prevê-se a adequação
da pista. A tão esperada duplicação terá 427 quilômetros.
Minas Gerais
No estado de Minas Gerais, a BR-116 passa pelos municípios
de Divisa Alegre, Águas Vermelhas, Cachoeira de Pajeú, Pedra Azul, Medina,
Itaobim, Ponto dos Volantes, Padre Paraíso, Caraí, Catuji, Teófilo Otoni,
Itambacuri, Campanário, Jampruca, Frei Inocêncio, Matias Lobato, Governador
Valadares, Alpercata, Engenheiro Caldas, Tarumirim, Dom Cavati, Inhapim,
Ubaporanga, Caratinga, Santa Rita de Minas, Santa Bárbara do Leste, Manhuaçu,
São João do Manhuaçu, Orizânia, Fervedouro, São Francisco do Glória, Miradouro,
Muriaé, Laranjal, Leopoldinae Além Paraíba. A rodovia é uma importante ligação
com a cidade de Carangola.
Rio de Janeiro
O trecho entre os km 0, na divisa com Minas Gerais, e o km
144,5, no entroncamento com a Rodovia Washington Luiz (BR-040), é denominada
Rodovia Santos Dumont. O trecho entre o km 163, na Avenida Brasil e o km 333,9
na divisa com São Paulo é denominada Rodovia Presidente Dutra.
Trechos Concedidos:
· CRT: Do km 2
(desentroncamento com a BR-393) até o km 144,5 (entroncamento com a BR-040).
· CCR Nova Dutra:
Do km 163 (cidade do Rio de Janeiro) o km 333,9 até (divisa com o estado de São
Paulo).
A BR 116 entra no Estado do Rio de Janeiro pelo município de
Sapucaia (trecho mais "solitário" da estrada; poucos caminhões
trafegam), seguindo por Teresópolis, Guapimirim, Magé, Duque de Caxias (onde
termina o trecho denominado Rodovia Santos-Dumont), Rio de Janeiro (onde se
inicia o trecho denominado Rodovia Presidente Dutra), São João de Meriti,
Belford Roxo, Mesquita (servindo de divisa entre esses dois municípios), Nova
Iguaçu, Queimados, Seropédica, Itaguaí, Paracambi (servindo de divisa entre
esses dois municípios), Piraí, Pinheiral, Volta Redonda, Barra Mansa, Porto
Real, Resende, Itatiaia e novamente Resende, já na divisa com São Paulo.
Muito cuidado com a Serra das Araras. Se estiver cansado,
mesmo que um pouco, pare antes de descer(Posto Nacional, da Ypiranga).
São Paulo
Entre o km zero e a Marginal Tietê é a continuação da
Rodovia Presidente Dutra. A partir do município de São Paulo em direção à
Curitiba, é a rodovia Régis Bittencourt, onde passa por grandes trechos de Mata
Atlântica preservada. Corta as seguintes cidades dentro do Estado de São Paulo:
Queluz, Lavrinhas, Cruzeiro, Silveiras, Cachoeira Paulista, Canas, Lorena,
Guaratinguetá, Aparecida, Roseira, Pindamonhangaba, Taubaté, Caçapava, São José
dos Campos, Jacareí, Guararema, Santa Isabel, Arujá, e Guarulhos, além da
Capital Paulista. (no trecho entre a divisa SP/RJ e São Paulo, denominado
Rodovia Presidente Dutra). Já no trecho entre São Paulo e a divisa com o Paraná
(Rodovia Régis Bittencourt), corta as cidades de Taboão da Serra, Embu das
Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Miracatu,
Juquiá, Registro, Pariquera-Açú, Cajati e Barra do Turvo. Neste ponto, o trecho
crítico é a Serra do Cafezal, ainda em pista simples, e com obras de duplicação
que já duram mais de dez anos, este trecho também é responsável pela maioria
dos acidentes ocorridos no trecho paulista da BR 116.
Paraná
Inicia-se com o nome de Rodovia Régis Bittencourt na divisa
com São Paulo, atravessando os municípios de Campina Grande do Sul, Quatro
Barras, Colombo e Pinhais. Entrando em Curitiba, em que há uma interrupção,
torna-se BR-476 (Linha Verde) que vai do bairro Atuba ao bairro Pinheirinho. Já
no bairro Tatuquara a rodovia volta ao seu trecho principal, passando pelos
municípios de Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Quitandinha, Campo do Tenente,
entroncando-se com a PR-427 que liga o município à Lapa, e Rio Negro, já na
divisa com SC.
Santa Catarina
Inicia em Mafra (divisa com o Paraná), entroncando-se com a
BR-280, que liga a rodovia às cidades de Três Barras, Canoinhas, e Porto União,
mais adiante a BR-116 entronca-se com a SC-419, entrada para a cidade de Itaiópolis.
Passa pelos municípios de Papanduva, onde logo a frente há um entroncamento com
a SC-477 que também liga a rodovia à cidade de Canoinhas. Segue passando pelos
municípios de Monte Castelo e Santa Cecília, sendo próximo a este município o
ponto mais alto em toda a sua extensão, somando-se 1.268 metros acima do nível
do mar. Passa ainda pelo município de Ponte Alta do Norte. Entronca-se no
município de São Cristóvão do Sul com a BR-470, em que dá acesso à cidade de
Curitibanos e continua, passando pelo município de Correia Pinto. Mais a
frente, já no município de Lages se entronca com a BR-282 que liga Lages à
Florianópolis. Depois, segue em direção ao RS até a divisa com o município
gaúcho de Vacaria.
Rio Grande do Sul
Entroncamento com a BR-285 no km 37,6, próximo à cidade de
Vacaria. Atravessa a cidade de Caxias do Sul. No km 237 inicia o trecho
duplicado. O trecho entre Dois Irmãos e Porto Alegre é considerado o segundo
mais movimentado do país, com tráfego diário em torno de 120 mil veículos. Entroncamento
com a RS-239 no km 232, município de Novo Hamburgo. Entroncamento com a RS-240
no km 245, município de São Leopoldo. Entroncamento com a RS-118 e com a
BR-448, município de Sapucaia do Sul. Entroncamento com a BR-386 no km 262,
município de Canoas. Em Porto Alegre tem-se o entroncamento com a BR-290
(Free-Way). Fim da duplicação em Eldorado do Sul. Pelotas é outra importante
cidade atravessada pela rodovia. Lá tem-se o entroncamento com a BR-392, BR-471
e BR-293. A rodovia acaba em Jaguarão na divisa entre Brasil e Uruguai.
Fonte:
(http://www.thecities.com.br/Artigos/Brasil/Urbanismo/Transporte/Rodovi%C3%A1rio/Principais_rodovias_Brasileiras/)
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