Equipamentos
Modernos no Sistema Logistico
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas
que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das
informações. (desde outubro de 2011)
Por favor, melhore
este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo
do texto quando necessário.
Por dentro das instalações da Nexus Distribution, uma
empresa americana com base logística. Imagem mostra mercadorias empilhadas em
paletes com empilhadeira.
A logística é a área da gestão responsável por prover
recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de
uma empresa. A logística é uma sub-área da Administração, envolvendo diversos
recursos da engenharia, economia, contabilidade, estatística, marketing e
tecnologia, do transporte e dos recursos humanos.
Fundamentalmente a logística possui uma visão
organizacional, onde esta administra os recursos materiais, financeiros e
pessoais, onde exista movimento na empresa, gerenciando desde a compra e
entrada de materiais, o planejamento de produção, o armazenamento, o transporte
e a distribuição dos produtos, monitorando as operações e gerenciando
informações, ou seja, monitorando toda parte de entrega e recebimento de
produtos na empresa.
Pela definição do
Council of Supply Chain Management Professionals, "Logística é a parte do
Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o
fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais
semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas,
desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às
exigências dos clientes" (Carvalho, 2002, p. 31).
Como ferramental, a logística utiliza (entre outros):
O WMS, Warehouse
Management System, em português - literalmente: sistema de automação e
gerenciamento de depósitos, armazéns e linhas de produção. O WMS é uma parte
importante da cadeia de suprimentos (ou supply chain) e fornece a rotação
dirigida de estoques, diretivas inteligentes de picking, consolidação
automática e cross-docking para maximizar o uso do valioso espaço do armazéns.
O TMS,
Transportation Management System, que é um software para melhoria da qualidade
e produtividade de todo o processo de distribuição. Este sistema permite
controlar toda a operação e gestão de transportes de forma integrada. O sistema
é desenvolvido em módulos que podem ser adquiridos pelo cliente, consoante as
suas necessidades (Gasnier et al., 2001).
O ERP, Enterprise Resource Planning ou SIGE (Sistemas
Integrados de Gestão Empresarial, no Brasil) são sistemas de informação que
integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A
integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de: finanças,
contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras, etc) e
sob a perspectiva sistémica (sistema de processamento de transações, sistemas
de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão, etc).
O MRP, Material Requirement Planning (planeamento
(português europeu) ou planejamento (português brasileiro) das necessidades de
materiais, PNR).
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