JUST IN TIME APLICADO NA LOGÍSTICA
Em seu conceito mais
simplista, just-in-time significa produzir, com qualidade, bens e serviços,
exatamente no momento em que são necessários, não gerando estoques causados
pela produção antes do momento certo e nem atrasos, para não comprometer os
prazos de entrega e a imagem da empresa. “O JIT visa atender à demanda
instantaneamente, com qualidade perfeita e sem desperdícios”(1991).
Outros vários termos
são empregados para descrever o JIT: manufatura enxuta, manufatura de fluxo
contínuo, produção sem estoques etc. O fato é que a implantação do JIT nas
empresas não se limita só à área da produção. Ele altera os padrões
tradicionais da produção, necessitando do envolvimento de todos os agentes e
departamentos da empresa.
No modelo tradicional
de produção, cada estágio do processo produtivo envia os componentes que produz
para um estoque, o que isola esse estágio do seguinte. Normalmente, isso ocorre
porque os ritmos de produção de cada estágio não são exatamente os mesmos,
fazendo com que o processo todo não tenha um único ciclo.
Não é incomum que
alguns setores da produção trabalhem dois turnos para alimentar um outro setor
que trabalha em turno único. Isso, logicamente, implica estoques diários e
constantes. Abaixo seguem dois esquemas que apresentam as diferenças entre a
abordagem JIT e a tradicional.
A principal diferença
entre esses dois processos é que, no modelo tradicional, um problema que
interrompe a produção no estágio A tem seu efeito amortecido pelo estoque a sua
frente. Na abordagem JIT, um problema no estágio A, que cause a parada da
produção, será sentido, de imediato, no estágio B e muito rapidamente no
estágio C. Dessa forma, as linhas de produção têm que passar por manutenções
preventivas constantemente. (Ver adendo sobre manutenção no final desta aula.).
A abordagem JIT requer
alto desempenho de todos os elementos e componentes da produção e da empresa.
- A qualidade deve ser
alta. Problemas na produção causados por erros reduzem o fluxo de materiais e a
confiabilidade interna, além de gerar estoques, caso esses erros reduzam a
produtividade ou o ritmo dos trabalhos.
- A velocidade do
fluxo de material deve ser alta, pois os lead times (período de tempo desde o
pedido do cliente até a data da entrega do produto) são curtos devido à
eliminação dos estoques.A confiabilidade é pré-requisito para um fluxo rápido.
Se os equipamentos e pessoas não forem confiáveis não se consegue um fluxo
rápido.
- A flexibilidade é muito importante para que se consiga produzir em pequenos lotes, com fluxos rápidos e lead times curtos.
- A flexibilidade é muito importante para que se consiga produzir em pequenos lotes, com fluxos rápidos e lead times curtos.
O JIT existe: com uma
filosofia de produção, como um conjunto de técnicas para gestão da produção.
Uma
filosofia de produção:
O JIT é uma expressão
ocidental para uma série de técnicas desenvolvidas pelos japoneses com o
intuito de fazer bem as tarefas, fazer cada vez melhor e eliminar todos os
desperdícios em cada passo do processo. Surgiu no Japão, na Toyota Motor
Company, durante a crise do petróleo, no início dos anos 70, quando a filosofia
era “dê importância a cada grão de arroz”, criada em um país super povoado e
com escassez de recursos.
Eliminação
de desperdícios:
Desperdício pode ser
qualquer atividade que não agrega valor na produção. Na Toyota, foram
observados sete tipos de desperdícios:
1. Superprodução. Não
produzir além do necessário, isto é, produzir somente no momento certo.
2. Tempo de espera. A
diminuição desses tempos reduz estoques e manuseios que representam custos
significativos.
3. Transporte. Os
transportes representam, também, manuseio e estoque em trânsito, duas formas de
custo que não agregam valor.
4. Processo. Projetos
imperfeitos podem gerar operações desnecessárias.
5. Estoques.
Representam altos custos e somente são eliminados se detectadas suas causas.
6. Movimentação. Assim
como os transportes, pode gerar manuseio e estoque em trânsito.
7. Produtos
defeituosos. Refugos, sucatas e re-trabalhos são falhas na qualidade
simplesmente inaceitáveis no JIT.
Envolvimento
de todos:
Visto como um “sistema
total”, a filosofia JIT define diretrizes que envolvem todos os funcionários e
processos na organização. Passa a ser uma cultura organizacional voltada para a
“Qualidade Total”.
Aprimoramento
contínuo:
A palavra japonesa
para aprimoramento contínuo é kaizen. As empresas estabelecem metas cada
vez mais ambiciosas no que diz respeito a resultados qualitativos, impedindo a
acomodação dos funcionários na busca dos objetivos ideais da organização.
TÉCNICAS
JIT:
A força motriz do JIT
é seu conjunto de técnicas que representam os meios para evitar desperdícios.
Resumidamente, são elas:
Práticas
básicas de trabalho:
Preparação básica para
a organização e seus funcionários, conforme esquema a seguir.
Projeto
para manufatura:
O aprimoramento dos
projetos pode reduzir, drasticamente, os custos de produção, isto é, os
projetos devem considerar não só o produto, mas o processo de fabricação.
Foco
na operação:
A simplicidade, a
repetição e a experiência trazem a competência.
Máquinas
simples e pequenas:
Várias máquinas
pequenas no lugar de uma única grande. Isso gera também flexibilidade e tira a
dependência total da máquina grande.
Arranjo
físico e fluxos:
Já vimos na aula
número 5. Posicionar os postos de trabalho próximos uns aos outros e na
seqüência das operações. Racionalidade das operações de movimentação e bom
senso.
Manutenção
produtiva total (TPM):
Eliminação da
variabilidade em processos, causadas por falhas ou quebras. Envolvimento de
todos os funcionários no zelo e manutenção dos equipamentos, máquinas e
ferramentas utilizadas no processo de produção. (Ver adendo sobre manutenção no
final dessa aula.)
Redução
dos tempos:
A troca dos itens a
serem fabricados deve ser a mais barata possível, em relação a tempo e
alterações nos equipamentos envolvidos. Compare o tempo que levamos para trocar
um pneu de carro com o tempo que leva uma equipe Fórmula 1. O projeto dos
dispositivos envolvidos na troca na Fórmula 1 foi desenvolvido com o foco na
operação.
Envolvimento
total das pessoas:
Os funcionários devem
ser treinados, capacitados e motivados a assumirem total responsabilidade sob
todos os aspectos de seu trabalho. Eles poderão se envolver na seleção de novos
funcionários, na negociação com os fornecedores e clientes, na avaliação do
desempenho das equipes e melhorias, no planejamento e revisão dos trabalhos e
na elaboração do orçamento das melhorias.
Visibilidade:
Os funcionários devem
ser informados, explicitamente, dos projetos de melhoria da qualidade, novos
processos, produtos, operações etc. As medidas de visibilidade poderão envolver:
• Painéis, exibindo as
melhorias de desempenho nos locais de trabalho.
• Sinais luminosos e
sonoros de alerta.
• Gráficos de
desempenho.
• Locais onde são
expostos produtos dos concorrentes e produtos próprios com seus defeitos,
quando existirem.
Fornecimento
JIT:
Os fornecedores
(terceirizados) serão partes integrantes do JIT. Deverão disponibilizar seus
produtos no exato momento em que forem necessários, no exato significado da
parceria.
O Planejamento e
controle JIT envolve uma técnica conhecida como kanban. Essa palavra japonesa
significa cartão ou sinal. É um método que controla a transferência de
materiais de um estágio para outro na produção. Em uma forma simples e voltando
ao exemplo dos nossos estágios do início da aula, quando o estágio B (cliente
do estágio A) precisa de materiais para processar, ele sinaliza com cartões.
Diferentes cores podem representar diferentes níveis de urgência ou produtos.
Ele
é subdividido em:
• Kanban de transporte
– avisa o estágio anterior que os materiais já podem ser retirados.
• Kanban de produção –
sinaliza que um item pode começar a ser produzido para estoque ou para ser
enviado aos estágios seguintes.
• Kanban de fornecedor
– sinaliza um fornecedor que é necessário enviar material ou componente para um
estágio na produção.
O principal objetivo
da produção JIT é atender a demanda instantaneamente, com qualidade e sem
desperdícios, e sua justificativa central é que os baixos níveis de estoque por
ele gerados economizam investimentos e geram um impacto significativo na
habilidade da produção em aprimorar sua própria eficiência. O sistema JIT
trabalha, também, em perfeita sintonia como MRP I e II.
Existem
três tipos de manutenção:
1. Manutenção
corretiva, Como o próprio nome diz, esse tipo de manutenção ocorre no momento
de uma quebra ou de uma falha. Na nossa casa, acontece quando o televisor
apresenta um defeito e nós chamamos um técnico. Nos automóveis, só trocamos as
lâmpadas dos faróis quando elas se queimam.
2. Manutenção
preventiva, É feita antes de o equipamento apresentar defeito.
Visa eliminar ou
reduzir a probabilidade de paradas nos equipamentos. É o que se faz nos aviões,
ou o que fazemos quando trocamos o óleo do automóvel.
3. Manutenção
preditiva, É feita antes da parada do equipamento, quando este sinaliza um
possível problema. Quando começa a aparecer uma vibração anormal no equipamento
é sinal de que algum problema poderá aparecer. Quando o pneu do automóvel faz o
volante vibrar, percebemos que algo não está normal.
Autor:
Francimar Germano
Postergação de Produção:
Meta: Manter os produtos em um estado neutro ou descompromissado
durante o maior tempo possível.
Aplicação ideal: Fabricar um produto básico ou padrão em
quantidades suficientes para realizar economias de escala e adiar o acabamento
de aspectos específicos, até o recebimento dos pedidos dos clientes.
Vantagens
- Espera maior capacidade de resposta sem
sacrificar a eficiência;
- Flexibilidade para atender o cliente;
- Atender somente após o compromisso de compra;
- Uso da tecnologia para ficar livre da
dependência das previsões de venda
- Diminuir o número de produtos personalizados
acabados;
- Instalações logísticas (acabamento de produto);
Desvantagens
- Perda da economia de escala. Seria uma
vantagem se a diferença entre a perda dela e o ganho com a racionalização de
despesas fosse pequena;
- Tecnologia inadequada pode gerar problemas com
o produto final na fabricação ou entrega na data.
Postergação de Logística:
Meta: Manter um estoque antecipado da linha completa em apenas um ou
alguns locais estratégicos.
O destino final do estoque é postergado até o
recebimento dos pedidos dos clientes uma vez iniciado o processo logístico,
todos os esforços são feitos para mover produtos diretamente para os clientes o
mais rapidamente possível.
Vantagens
- Melhor desempenho logístico reduz dependência
de estoque de segurança;
- Valor do tempo / encurtar o processo acelera a
rotação do estoque;
- Melhores previsões devido à redução de
incertezas;
- Desconto e ganho com aplicação de recurso /
estoque grátis;
- Desempenho em “tempo hábil” e “redução de
custos”: postergação e consolidação;
Desvantagens
- Necessidade de alta tecnologia.
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