OS PRINCIPAIS CANAIS DE NAVEGAÇÃO DO MUNDO
Os canais de
navegação de navios são estruturas construídas para acomodar a passagem de
navios de um ponto a outro. Existem diversos tipos, tanto os canais naturais,
quanto rios deslocados para facilitar a navegação e ainda os canais
inteiramente construídos artificialmente.
O principal
objetivo dos canais é criar um atalho para a navegação, evitando longos deslocamentos
dos navios. Além disso, são usados para criar uma rota navegável entre dois
oceanos, mares ou lagos separado por terra.
A utilização dos
canais de navegação é muitas vezes uma alternativa economicamente viável à
outros modos de transporte ou mesmo ao deslocamento do navio por grandes
distâncias para contornar o obstáculo.
Conheça abaixo um
pouco mais sobre alguns do grandes canais do mundo. Veja no final uma bela
galeria de imagens de todos eles.
CANAL DO PANAMÁ
O Canal do Panamá foi aberto em 1914, é um
canal com 82 km de comprimento, com 152 m de largura e uma profundidade de 26
m, ligando o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico, e localiza-se no Panamá. Leia
mais sobre ele em Conheça mais sobre o Canal do Panamá e também em O Canal do
Panamá em vídeo. Este é um dos mais importantes canais de navegação do mundo,
sendo fundamental para os transportes inclusive dos EUA, quando os produtos são
enviados por via marítima de uma costa a outra.
CANAL DE SUEZ
O Canal de Suez foi inaugurado em 1869, é um
canal com 160 km de comprimento, com 170 m de largura e uma profundidade de 20
m, e faz a ligação entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho, e fica localizado
no Egito. Sua construção levou 10 anos e ele é também conhecido como a auto
estrada para a Índia. Permite a navegação entre Europa e Ásia sem ter que
contornar o sul da África. Ao contrário do Canal do Panamá, este não contém
compotas, pois os dois mares estão no mesmo nível.
CANAL DA MANCHA
O Canal da Mancha une o Mar do Norte ao Oceano
Atlântico, e possui 563 km de comprimento, com uma largura variando de 33 km a
240 km, e uma profundidade que vai de 45 m a até 120 m. Localiza-se na
Inglaterra.
Uma
particularidade do Canal da Mancha, é que sob suas águas passa o EUROTÚNEL, um
túnel ferroviário submarino e subterrâneo com 51 km de comprimento sendo 37,9
km embaixo do mar, a uma profundidade média de 45,7 m chegando a até 60 metros
abaixo do nível do mar.
CANAL KIEL
Localizado na Alemanha, o Canal Kiel, tem 98
km de comprimento, 50 m de largura e 11 m de profundidade, inaugurado em 1895,
encurta a passagem entre o Mar do Norte e o Mar Báltico. A passagem pelo Canal
de Kiel economiza uma viagem de 460 km pela Península de Jutland; além de
economizar tempo de viagem, a passagem pelo canal é mais segura, pois existem
fortes tempestades com frequência nos mares da península. Mais de 43 mil navios
passaram por ele em 2007.
CANAL HOUSTON SHIP
Localizado nos
EUA, o canal possui 98 km de comprimento, 161 m de largura e 14 m de
profundidade, e liga Houston, Texas ao Golfo do México.
CANAL WELLAND
Localizado no
Canadá, o canal possui 45 km de comprimento, 24 m de largura e 2,4 m de
profundidade. Inaugurado em 1931, o canal liga o Lago Erie até o Lago Ontário,
e faz parte do Saint Lawrence Seaway.
CANAL SAINT LAWRENCE SEAWAY
O Canal Saint Lawrence Seaway liga o oceano
Atlântico aos Grandes Lagos na América do Norte e permite a passagem de navios
de até 8,1m de calado. Legalmente, o canal se estende a partir de Montreal para
o lago Erie, incluindo o Canal de Welland. O canal recebeu esse nome por causa
do rio São Lourenço, que vai do Lago Ontário até ao oceano Atlântico. Existem
ao todo 14 comportas ao longo do canal. Foi inaugurado em 1959 a um custo de
US$ 638 milhões.
CANAL MENO-DANÚBIO
O canal Meno-Danúbio é um canal alemão de 171
quilômetros que faz a conexão entre o rio Danúbio e o rio Meno, ligando ambos
ao rio Reno, possibilitando assim o mais curto percurso de transporte fluvial
de Constança (Romênia, Mar Negro) até o porto de Roterdam (Países Baixos, Mar
do Norte). O Porto de Roterdam também já foi alvo de matérias aqui no site, e
você pode saber muito mais sobre ele em Informações sobre o Porto de Roterdã e
também no vídeo sobre o Porto de Roterdã.
CANAL DE CORINTO
O canal de Corinto é um canal escavado sobre a
rocha do istmo de Corinto no final do século XIX, e conta com uma altura de
mais de 40 metros, uma extensão de 6,3 quilômetros de comprimento e uma largura
de apenas 21 m, impede a passagem de cargueiros internacionais. Finalizado, em
1893, trouxe um grande benefício econômico à região, já que criava uma via
marítima entre as águas do golfo de Corinto com as do mar Egeu permitindo assim
aos navios mercantes encurtar sua viagem em mais de 400 quilômetros.
CANAL DE MIDI
O Canal do Midi é um canal artificial que se
localiza na região do Midi, na França. É o mais antigo canal marítimo da Europa
ainda em funcionamento. Navegável entre o rio Garonne, na altura de Tolosa, e
Sète, no mar Mediterrâneo, numa extensão de 240 quilômetros, permite a
comunicação entre o oceano Atlântico e o Mediterrâneo. Inaugurado em 1681, ao
longo de seu percurso encontram-se trezentas e cinquenta obras de arte, entre
pontes, eclusas e aquedutos.
O objetivo deste
canal era ligar, através de terras francesas, o Oceano Atlântico e o Mar
Mediterrâneo. Desde a ocupação romana, a França sempre sonhou com a realização
de tal feito, pois ela sempre esteve vulnerável aos altos impostos dos
espanhóis quando os barcos atravessavam o estreito de Gibraltar.
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